Dilma é considerada "ótima" ou "boa" por 59% - Datafolha

22/01/2012 21:11

 

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff completou o primeiro ano de mandato com popularidade recorde, a maior desde a volta das eleições diretas ao país, na década de 1980, informou neste domingo pesquisa do instituto Datafolha.

Um levantamento realizado na última semana indicou que 59 por cento dos brasileiros avaliam sua gestão ótima ou boa, dez pontos percentuais a mais em relação à pesquisa de seis meses atrás, enquanto outros 33 por cento a consideram regular e 6 por cento a definem como péssima. Outros 2 por cento não responderam à pesquisa.

Dilma superou a popularidade de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ao completar o primeiro ano de mandato. Lula teve 42 por cento de aprovação no primeiro mandato e 50 por cento no segundo mandato ao compleatar esse mesmo período, informou o Datafolha. Fernando Collor terminou o primeiro ano de mandato com 23 por cento de aprovação e Itamar Franco, com 12 por cento. Fernando Henrique Cardoso teve 41 por cento no primeiro ano de sua primeira gestão e 16 por cento no primeiro ano da segunda.

Os números indicam que ela passou incólume pelos escândalos que culminaram com a demissão de sete ministros de seu gabinete no ano passado, principalmente por suspeitas de corrupção.

Dilma é considerada "decidida" por 72 por cento da população, 80 por cento a consideram "muito inteligente". Ela é vista como "sincera" por 70 por cento dos brasileiros.

A firmeza em lidar com a crise internacional passou a imagem de que Dilma é rápida ao tomar decisões e não "titubeia" ao demitir funcionários envolvidos em irregularidades, disse o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, sobre a pesquisa, segundo reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo.

O desempenho da presidente melhorou entre homens e mulheres e em todas as faixas de idade, renda familiar e escolaridade, informou o Datafolha.

A sondagem foi realizada com 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

blog comments powered by Disqus